domingo, 1 de junho de 2014

Conclusões

Na maioria das sessões realizadas, os alunos mostraram-se muito participativos, curiosos e atentos ao desenrolar das sessões não só por ser uma temática relativamente desconhecida, mas também devido à grande interação proporcionada pelas dinâmicas implementadas.


Verificamos que houve evolução relativamente ao conhecimento dos alunos acerca da LGP, pois se antes as crianças apenas associavam esta língua aos “gestos” e “mãos”, reconhecem agora a língua como forma de “comunicação”.
No final do projeto as crianças manifestaram a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido, sentindo-se mais capacitadas e confiantes para interagir com pessoas surdas devido às aprendizagens que efetuaram e aos contactos que estabeleceram. Disseram-nos que: "Foi muito divertido!", "Foi mesmo giro!", "Acho que já vou ser capaz de "falar" com um colega surdo..."

 A maioria demonstrou interesse na expansão do projeto com o objetivo de alargarem o seu vocabulário de LGP: "Gostávamos que viessem mais vezes!", "Queria aprender mais gestos." (exemplos: lua, cadeira, alimentos... )


     A seleção de atividades dinâmicas com grande interação por parte dos alunos foi fundamental para a execução de um projeto que consideramos positivo.
    A opção por criar algo diferente dos projetos anteriores foi recebido com muito entusiasmo e interesse pelos alunos visto permitir um ambiente de sala de aula mais leve e descontraído.


    Todas as dinâmicas criadas e desenvolvidas junto dos alunos podem ser facilmente executadas em qualquer outra turma necessitando apenas de um curto espaço semanal (entre 30 a 60 min). Da mesma forma podem igualmente ser reproduzidas em casa na companhia da família ou noutros contextos educativos não formais. Consideramos que esta faixa etária é a ideal para este tipo de sensibilização visto os alunos demonstrarem grande vontade de aprende e o facto de ser uma língua quase “secreta” foi outro forte motivador das aprendizagens.



Hipóteses futuras: proporcionar atividades de sensibilização à LGP junto de outras turmas, de forma a promover a comunicação entre ouvintes e surdos.

1 comentário:

  1. Se colocarem frases das crianças ilustrativas das afirmações, estas ganhavam em credibilidade.

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