quarta-feira, 2 de abril de 2014

Língua de Partilhas

Objetivos pretendidos:

·         Relacionar o início do livro a explorar neste projeto, “Mamadu, o herói surdo”, com conhecimentos adquiridos anteriormente (descobrimentos e países pertencentes à CPLP) – Projeto "Viajar com a Língua Portuguesa" (2012-2013)

·         Distinguir os conceitos de língua e de dialeto

·         Identificar as línguas oficiais de Portugal


      Abordámos a temática desenvolvida pelas colegas no ano passado (Viajar com a Língua Portuguesa – CPLP), a partir da leitura das páginas 5, 6 e 7 do livro “Mamadu” onde é apresentado o país natal do protagonista – Guiné-Bissau.
   
       Eis como correu esta sessão…




     Relembrámos as aprendizagens sobre os descobrimentos, as línguas oficiais de Portugal e a diferença entre os conceitos de língua e de dialeto com recurso a exemplos. A partir de um mapa mundo e em diálogo com os alunos foram enumerados os 8 países que têm o Português como língua oficial. Alguns alunos vieram colocar as bandeiras nacionais na sua localização geográfica (Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor).





        Enumerámos as línguas oficiais de Portugal (Português, Mirandês e Língua Gestual Portuguesa) e os dialetos existentes em Portugal e em alguns países (variantes regionais).

    Iniciámos a animação de leitura e a visualização de parte da história “Mamadu”, apresentada no quadro interativo (até à página 21) com explicação das palavras desconhecidas para os alunos (exemplos: paludismo e dictalologia).



      No final da leitura desta primeira parte da história colocámos questões acerca do seu desenvolvimento e conclusão. O que irá acontecer agora? Foi proposta a elaboração, em casa, de um final para a história.


Os alunos manifestaram muito interesse pela história não só por dizer respeito a um menino com uma vida muito diferente das deles, mas também por não existir ajuda no seu pais natal para a sua condição e isso o obrigar a separar-se da família numa idade tão tenra.


Sem comentários:

Enviar um comentário