quarta-feira, 23 de abril de 2014

Uma Língua Secreta

Objetivos pretendidos:

  • Aprender o alfabeto da Língua Gestual Portuguesa
  • Soletrar letras do nome próprio em LGP (dictalologia)

      Solicitámos aos alunos que partilhassem o final criado para a história. Eis alguns exemplos: "Mamadu e o milagre", "Mamadu, o menino especial" e "O menino surdo". 

   Terminámos a animação da leitura do livro "Mamadu" iniciada na sessão anterior e fizemos o confronto do final da história com as ideias iniciais dos alunos.
      Ensinámos, com recurso a um video, o alfabeto em LGP.

                                                               

        

      Os alunos aprenderam a soletrar o seu nome em LGP, com apoio de um marcador de livro individual e personalizado, que fizemos para cada um.



O livro escolhido para apresentar aos alunos permite diferentes abordagens, das quais destacamos:

-  Exploração dos Descobrimentos portugueses
-  Dar a conhecer diferentes modos de vida e culturas
-  Testemunho de crianças surdas
- Articulação interdisciplinar (Estudo do Meio ou História e Geografia, Língua Portuguesa)

1 comentário:

  1. Olá sou a Arine da escola da Sra do Pranto, e passei aqui para vos agradecer por nos ensinarem algo tão importante como a língua gestual. Obrigada e um beijinho grande para cada uma das professoras.

    ResponderEliminar